Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Domingo, 6 de Abril de 2008
Descida da taxa do IVA para 20%

A oposição e os Parceiros Sociais há muito que vêm reclamando uma decida de impostos por causa do défice ter  vindo a baixar significativamente. Não foi por milagre... pois os Portugueses  há muito que apertam o cinto, mas é justo reconhecer que também  houve boa gestão  financeira do Governo, e outros factores contribuíram para  isso, como por exemplo: as exportações e uma  eficaz cobrança de impostos.

Eis que o IVA  reduziu para 20% com entrada em vigor apenas em 1 de Julho próximo, e já se ouve novamente a Oposição e os Parceiros Sociais a reclamar que a descida de 1% é irrelevante, e que por isso, mais valia deixar tudo como estava!

É difícil compreender tanta incoerência. Agora que um dos impostos baixou.  E que era uma das principais reivindicações, já não estão de acordo, porque segundo dizem, poucos reflexos terá no poder de compra dos Portugueses.  É necessário haver coerência: ou sim ou não.

A percentagem de 1% representa uma diminuição  de imposto para os cofres do Estado de aproximadamente: 250.000.000 de euros por semestre porque como se sabe a Lei  apenas entra em vigor no dia 1 de Julho, senão seria  o dobro: 500.000.000 de euros - Ano.

Eu estou totalmente de acordo com a opção do Governo e creio  que até ao fim da legislatura ainda reduza  mais 1 ou 2 pontos percentuais. Isso seria óptimo porque nos aproximávamos mais ao IVA  dos  nossos vizinhos Espanhóis, que como se sabe fazem-nos muita concorrência, em especial nas Zonas fronteiriças. E lá o imposto de valor acrescentado é actualmente de 16%.

E toda a gente tem conhecimento que as empresas desonestas têm tendência para  fugir às suas obrigações fiscais, quando os impostos são muito elevados  - caso do IVA - e correm por isso o risco da evasão ao fisco.

A titulo de brincadeira, faz-me lembrar para aqueles que " nunca nada está bem", a antiga fábula do: " homem o rapaz e o burro", que todos conhecem.

Tenho dito!

 



publicado por umbreveolhar às 19:02
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

2 comentários:
De nuncaetarde a 8 de Maio de 2008 às 19:44
Descem o IVA, mas entretanto já aumentaram produtos essenciais. Dão comumamão tiram com outra.Chama-se a isto esperteza saloia, que só engolem os fanáticos.
´Diminuam as despesas com outras coisas que não quero estar a enumerar, sobretudo nos tachos que têm arranjado para os deles.
Refilaram quando Iva foi aumentado para os 19% e depois aumentaram para os 22%.Agora prometem este rebuçadinho.Grande feito, não haja dúvida.Mãozinha fechada nunca deu nada a ninguém.
Tenho dito


De umbreveolhar a 10 de Maio de 2008 às 17:11
Agradeço as suas palavras bem intencionadas e que reflectem aquilo que pensa e que desejaria que tudo fosse melhor, em especial politicamente.
Todavia o IVA ( imposto de valor acrescentado) ainda é de 21% , só diminuindo para 20% no dia 1 de Agosto próximo.
Será nessa altura que poderemos aquilatar se há uma descida de 1% no preço dos produtos, taxados dessa forma.

No entanto, também sou de opinião que o dinheiro dos portugueses é muitas vezes mal aplicado, contrariando o que os políticos afirmam antes de irem para o Governo, o que é lamentável

É sempre um prazer ler os seus comentários, e por isso cá a espero,
Carlos Alberto Borges


Comentar post

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


O meu blog e o mundo à distância de um clique

Ninguém dispensa a visita a umbreveolhar...


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

PORTUGAL
subscrever feeds
links
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...