Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Quinta-feira, 1 de Maio de 2008
1º de Maio dia Mundial dos Trabalhadores

Não resisti de abordar hoje o 1º de Maio, Dia dos Trabalhadores e Feriado Nacional e  faço-o com muito agrado! Quase todas as pessoas conhecem o motivo que deu origem a esta efeméride, a qual é festejada  apenas  em alguns Países e em datas diferentes, por todo o Mundo.

Nos  Países  "pseudo democráticos"  e  "autoritários"  é proibida qualquer manifestação, ainda que pacífica, desta  festa  dos trabalhadores. 

Tudo começou nos EUA  em Chicago no ano de 1886, em que se exigia uma redução das jornadas de trabalho para apenas 8 horas, o que veio a acontecer  passados  3 anos pelos EUA  e por vários  Países,  depois de muita contestação, prisões e mortes. Em 20 de Junho de 1989  a Internacional Socialista em França, instituiu  o 1º de  Maio,  como Dia Do Trabalhador, generalizando-se pelo resto do Mundo, mas, infelizmente, só os Países  democráticos as autorizavam.

Não pretendo  descrever a história em detalhe , pois tornar-me-ia fastidioso, e não é essa a minha intenção neste blog. O facto é, que essas manifestações eram proibidas, onde não existia democracia autêntica.

Em Portugal, no tempo do chamado "Estado Novo", que precedeu o 25 de Abril, também eram reprimidas violentamente pela polícia  de choque , durante 48 anos! Só depois da instauração da Liberdade em 1974, é que foi possível  realizar-se  sem entraves o 1º de Maio.

É sempre de lamentar  que no dia de hoje, muitos países continuem a usar a repressão muito violenta, agredindo e prendendo muitas pessoas só pelo facto de serem trabalhadores, como se isso fosse um crime ou "pecado"!  É o caso da Turquia, que pretende entrar na Comunidade Europeia e ainda hoje reprimiu e prendeu centenas de trabalhadores, numa atitude condenável, e que no entanto, se intitulam Democratas!  O que seria se o não fossem!

Só posso considerar os governantes desses países de autoritários, ou pseudo democratas, que não respeitam os direitos humanos, estando muito longe de saber o que é de facto uma Democracia, onde é permitido o direito de expressão e manifestações pacíficas. 

O que será melhor na opinião desses Ditadores, quer sejam da direita ou da esquerda?  - Uma festa de trabalhadores sérios e honrados, ou uma festa daqueles que praticam actividades criminosas!

Sem trabalhadores  não há empresas que subsistam, nem desenvolvimento económico  que seja sustentável em qualquer País do Mundo.

Viva o dia Mundial dosTrabalhadores!

 

 



publicado por umbreveolhar às 17:35
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

7 comentários:
De mariadosol a 2 de Maio de 2008 às 14:44
Sem querer dispersar a atenção do essencial do seu texto, digo, contudo, que sempre vivi o primeiro de Maio de forma dividida. É que a min a mãe faz anos no dia 1º de Maio. Ou seja, já era um dia importante para mim mesmo antes de o ser pelos motivos mais públicos (digamos assim). Mas evidentemente que acho mto importante que a dignidade do trabalho e dos trabalhadores seja exaltada, de forma óbvia moderna e atenta, para que não se atrevam a esquecer-se dessa mesma dignidade.
:))


De umbreveolhar a 2 de Maio de 2008 às 15:00
Muito obrigado pelo seu comentário.
Interessante o aniversário da sua Mãe, ser no dia 1º de Maio. Os meus parabéns.

Admiro a sua grande simpatia,
Carlos Alber Borges


De Nuite a 3 de Maio de 2008 às 16:48
e ainda ...
e ainda meu caro ...
temos tanto que lutar !!!
Gostei muito do seu texto ( como já é habitual ...) vive em primeira pessoa td o que escreve ... e isso é sentido por quem esta neste lado.
gostei, particularmente "pseudo democratas"... neste ultimos tempos ... tenho vivido muitas pseudo coisas ...

Beijinhos
Ana


De umbreveolhar a 3 de Maio de 2008 às 20:04
Agradeço os seus comentários, como sempre bem explicitados. Além disso é sempre um prazer, tal como é o meu, quando leio com atenção os seus posts , muito bem elaborados. Vollte sempre quando puder!

Cumprimentos do Amigo,
Carlos Alberto Borges


De nuncaetarde a 9 de Maio de 2008 às 18:21
Recordo só que no 2º. 1º.de Maio após o 25 de Abril, Mário Soares foi enxovalhado e agredido pela malta que apregoa a Liberdade.
Como sempre digo: A LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERTINAGEM E A MÁ EDUCAÇÃO"


De nuncaetarde a 9 de Maio de 2008 às 18:21
Recordo só que no 2º. 1º.de Maio após o 25 de Abril, Mário Soares foi enxovalhado e agredido pela malta que apregoa a Liberdade.
Como sempre digo: A LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERTINAGEM E A MÁ EDUCAÇÃO"


De umbreveolhar a 10 de Maio de 2008 às 18:16
Agradeço as suas palavras.
O 1º de Maio é a festa dos trabalhadores e aquilo que refere foi um acto de vandalismo que nada tem a ver com o dia 1º de Maio. Foi provavelmente por rivalidades políticas, o que é de lamentar.

Cumprimentos e até à próxima,
Carlos Alberto Borges


Comentar post

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


O meu blog e o mundo à distância de um clique

Ninguém dispensa a visita a umbreveolhar...


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

PORTUGAL
subscrever feeds
links
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...