Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Domingo, 29 de Junho de 2008
No País há discrepâncias na interpretação de algumas palavras!

Todos nós devemos ter consciência que apesar dos conhecimentos que possuímos, corremos o risco de errar. Todavia não é o caso de que se trata aqui, mas sim a diferente  interpretação para uma palavra que devia ser consensual em todo o País, e afinal não é!

 

Os usos e costumes já sabemos que mudam de Região para Região, o que até se torna salutar e interessante. Aliás conheço o País todo e sei dessas diferenças. Mas este caso que vou  referir intrigou-me bastante, porque fui objecto do reparo de um Senhor, cujo nome vou ocultar, tanto mais que não foi malcriado, mas cuja resposta lhe  dei de imediato ao seu comentário.

 

Para não me alongar mais, a palavra em causa é PICHELEIRO.  Então o Senhor que não deve ter blog, pois faltava o URL, perguntou-me se  essa palavra não poderia ter conotação erótica! Eu confesso que fiquei muito surpreendido, e como já disse respondi-lhe de imediato, o que reproduzo aqui textualmente: Nem eu escrevo sobre  temas de erotismo...

 

De umbreveolhar a 28 de Junho de 2008 às 01:27
Com todo o respeito, lamento informá-lo que por acaso está enganado. O que acontece é que no nosso País as mesmas palavras têm por vezes interpretações diferentes consoante sejam proferidas no norte ou no sul. Nem de propósito, ainda ontem na zona do Oeste, fui informado que a palavra picheleiro era considerada depreciativa no sul.
Fiquei surpreendido.  A única coisa que lhe posso dizer , é que se não fossem os picheleiros, não seriam aplicados os esquentadores de gás e outros materiais, que não têm nada a ver com erotismo! Sendo eu do norte, dizemos muitas vezes essa palavra, que define técnico de Pichelaria e consta no dicionário de Língua Portuguesa.
 
Lanço um repto aos meus  amigos blogautas que sejam conhecedores da diferente interpretação da palavra PICHELEIRO,  que tenham a gentileza de me esclarecerem sobre essa diferenciação no norte e no sul.  Muito obrigado.
 
Em qualquer dicionário da língua portuguesa, consta a referida palavra, a qual tem precisamente o significado que lhe quis dar no meu anterior post. E os dicionários  de Língua Portuguesa, são iguais para PORTUGAL inteiro!
 
Também se pode comprovar o  verdadeiro significado da palavra em causa,  nos dicionários online, como Infopédia, Texto Editores e outros. É por isso que eu fico muito surpreendido pelo comentário do tal Senhor...
 
 
 



publicado por umbreveolhar às 02:10
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

18 comentários:
De daplanicie a 29 de Junho de 2008 às 17:04
Pois aqui pelo Baixo Alentejo tmbém o significado é mesmo que refere. Não tenho conhecimento de outro.
Cumprimentos


De umbreveolhar a 29 de Junho de 2008 às 18:30
Ainda bem que nessa bonita zona geográfica do nosso País, as palavras são interrpretadas com o verdadeiro significado e não com outro qualquer. Obrigado pelo Comentário.

Cumprimentos e volta sempre,
Carlos Alberto Borges


De Pérola a 30 de Junho de 2008 às 10:36
Olá!
Sou do norte e conheço muito bem a palavra picheleiro, que tem o mesmo signficado que conhece, sem outro tipo de conotação. Aliás, nem lhe conheço outro significado.
Abraço. :-)


De umbreveolhar a 30 de Junho de 2008 às 21:43
A nossa análise sobre a palavra em questão converge inteiramente talvez por sermos do norte. Ao que eu tenho apurado algumas pessoas de Lisboa é que fazem uma conotação diferente daquela que vem no dicionário. Gostei muito do teu comentário, próprio duma pessoa do Norte. Obrigado.

Cumprimentos e volta sempre,
Carlos Alberto Borges


De estrelaquebrilha a 30 de Junho de 2008 às 14:41
olá eu não conhecia essa palavra e fui pesquisar, pois como te disse quando não sei tento aprender, e significa o que tu disseste por isso tb não consigo perceber onde esse senhor fou buscar essa ideia...
bbj e boa semana


De umbreveolhar a 30 de Junho de 2008 às 21:37
Pois eu também estranhei o reparo daquele senhor ao fazer uma conotação da palavra picheleiro com erotismo... Enfim!
Gostei muito do teu comentário. Obrigado.

Volta sempre e cumprimentos,
Carlos Alberto Borges


De blogando-me1 a 1 de Julho de 2008 às 07:53
Tal como tu e sendo do norte, não conheço outro significado para a palavra picheleiro a não ser que está ligada a alguém que faz reparações em canalizações, poderia eventualmente e muitas vezes utilizamos canalizador, mas a mais correcta é mesmo picheleiro. Vã-se lá entender esse senhor, ou talvez o que lhe teria passado pela cabeça. Mas sabes uma coisa e isto não é para ferir susceptibilidades, pois tenho bons amigos lá para baixo, por vezes querem ser tão cultos, tão inteligentes que chegam a cair no ridiculo. Que tenhas uma boa semana.
Bjs fofos


De umbreveolhar a 2 de Julho de 2008 às 18:25
Agradeço o teu comentário que coincide com a minha opinião , sendo o que de facto consta no dicionário de Língua Portuguesa.
No norte, e sem desprimor para algumas pessoas do sul, em especial de Lisboa, que dão por vezes uma interpretação errada, como foi o caso daquele Senhor, que levou o caso para o erotismo. Não sei onde ele desencantou tal conotação com a palavra Picheleiro. Obrigado.

Cumprimentos e volta sempre,
Carlos Alberto Borges









Até breve e cumprimentos,
Carlos Alberto Borges


De Filipe Costa a 3 de Julho de 2008 às 09:40
Olá amigo Carlos.
Também li o comentário do outro senhor e fiquei perplexo com a conotação que ele deu áquela palavra, cheguei á conclusão que não deve ter acesso a um dicionário. Eu como Bracarense de gema nunca conheci outro significado a não ser esse que lhe desses, mas como a lingua portuguesa é muito traiçoeira há sempre quem vá buscar outro significado para as palavras. Este até é um tema interessante e dáva muito que falar, pois esse Senhor deu-me a ideia que só disse aquilo para tentar depreciar o teu trabalho. Infelizmente ainda aparece alguns deste género, mas que não são suficientes para abalar o nosso moral.
Um abraço.


De umbreveolhar a 3 de Julho de 2008 às 20:08
Olá ,
Amigo Filipe,
Agradeço e fico muito satisfeito pelo teu comentário. Pois estamos ambos de acordo com o tema em causa. Eu sinceramente já não sei o que vai nalgumas cabeças ...
Mas o que interessa são os factos e não o signnificado que alguns querem dar às palavras, desvirtuando-lhe o significado!
É como diz o "outro", mais vale aturá-los do que ser como eles!

Um abraço e volta sempre,
Carlos Alberto Borges


De conchinha a 5 de Julho de 2008 às 22:44
Para mim o significado de picheleiro é o mesmo que escreveu no seu post. Claro que pode haver (e há de certeza) diferenças entre o norte e o sul do país, mas também pode haver um mal intencionado e interpretar mal o que escreve de propósito.



De umbreveolhar a 6 de Julho de 2008 às 01:24
Estou plenamente de acordo, diferenças até no norte existem. Provavelmente aquele Senhor que fez o reparo confundiu-se e daí o problema.
Agradeço e gostei muito do comentário, aos quais é sempre fiel, como ainda hoje verifiquei por uma estatística que fiz dos meus amigos, que comentam.
Obrigado.

Continuação de bom fim de semana,
Carlos Alberto Borges


De José carlos a 7 de Julho de 2008 às 16:47
Boa tarde Sr. Carlos,

Efectivamente tenho de dar razão aos comentários que foram realizados relativamente à minha interpretação da palavra "picheleiro", que aceito perfeitamente nada ter a haver com a palavra "picha". Contudo não deixo de achar que alguns comentários possam ter ido longe de mais, e que na minha opinião, terá sido fruto de algum complexo relativamente às questões norte - sul. Já que fui inculto ao fazer essa interpretação da palavra "picheleiro", pergunto eu aos iluminados, e a palavra "coninhas" quer dizer carpinteiro no norte?

Um abraço Sr. Carlos.


De umbreveolhar a 7 de Julho de 2008 às 21:22
Sr. José Carlos,
Quem tira dúvidas é o dicionário, porém sobre a palavra picheleiro já está esclarecido, quanto baste, porque leu os comentários e ninguém lhe deu razão!
Está a dirigir-se aos blogueres comentadores, mas é impossível fazer um fórum sobre o que quer que seja, neste caso sobre as duas palavras em causa, que tanto o consomem, e não sei porquê... Porém teve o despudor de referir a palavra "picha" que o Senhor julgava que significava picheleiro!
Quanto à sua segunda dúvida, de facto o meu amigo, o que mais tem são dúvidas! Eu vou tentar esclarecê-lo...
A palavra que agora muito o preocupa "coninhas", não inserida no contexto da frase, do post, é tão somente uma alcunha que aquele Senhor de que falo no blog tinha, como poderia ser outra alcunha qualquer! Sobre isso, eu sei tanto como o meu amigo! Pode-se deitar a adivinhar, ou presumir o significado da dita cuja...

O facto de eu escrever num blog, do qual sou autor, não significa que tenha todo o tempo do mundo para lhe responder sobre estes pormenores sem importância, pois tenho muito mais que fazer, na minha vida profissional, pelo que dou o assunto como encerrado.
Cumprimentos.



De Maria a 10 de Julho de 2008 às 18:28
Olá Carlos, não sou blogauta e lamentavelmente só hoje conheci o seu blog (cheguei cá através doutro, já nem sei qual) e comecei por ler alguns posts. Claro que tinha que comentar este. Isto porque na minha zona (e posso dizer que é uma boazona lol (região centro). um picheleiro é um "artista das panelas, tachos e afins". Atenção: não confundir com amolador.
Já um coninhas tem a ver com... não, nada disso. Tem a ver com um temperamento submisso, obediente, incapaz de contrariar alguem ou de dizer um palavrão, tomar decisões, enfim... basicamente é isso.
Beijinhos,
Maria


De umbreveolhar a 10 de Julho de 2008 às 21:14
Obrigado pelo teu comentário, o qual muito me honra.
É o que eu digo, e tu confirmas, existem de facto, consoante a zona, significados diferentes, mas que não têm a ver com o Dicionário de Língua Portuguesa. Enfim, somos um País pequeno mas cujas palavras se adaptam a todos os gostos!
Apreciei muito teu comentário e deves registar-te no sapo, pois tudo indica que serás uma boa blogauta. É muito fácil. Entretanto adiciona-me aos favoritos que eu agradeço e assim visualizas o meu blog sempre que te apetecer e comentas.

Volta sempre e cumprimentos,
Carlos Alberto Borges


De blessed a 11 de Julho de 2008 às 18:42
obrigado pelo comentário!! também , és uma escritora muito rica e escreves super bem , continua a escrever. é pena poder responder só agora o seu comentáreio.


De umbreveolhar a 11 de Julho de 2008 às 20:46
Olá amigo, gostei do seu comentário todavia faço aqui uma rectificação que é a seguinte: eu não sou escritora sou escritor e gostei que tivesse a gentileza de fazer o comentário. Espero que esteja de acordo com o conteúdo deste post, a que o seu comentário deu origem.

Cumprimentos e volte sempre,
Carlos Alberto Borges


Comentar post

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


O meu blog e o mundo à distância de um clique

Ninguém dispensa a visita a umbreveolhar...


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

PORTUGAL
subscrever feeds
links
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...