Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Sábado, 23 de Fevereiro de 2008
Viagem ao Brasil

A minha viagem ao Brasil, mais concretamente à Bahia ! Terra do Sol, do misticismo... berço do Candomblé, do Jorge Amado, entre outros, foi para mim inesquecível.

Fiquei hospedado quando lá cheguei no Super Club Breezes   - Costa do Sauípe . E no regresso pernoitei no Hotel Pestana em S. Salvador.  Ambos eram óptimos, visualizando-se lindas paisagens , e o mar sempre  presente  com excelentes praias!

Recordo com saudade o convívio entre amigos, os passeios, almoços  e jantares programados  ou não, fora  ou dentro do hotel, deslocando-nos, de camioneta ou em vans , consoante o destino se tratasse, pois existiam caminhos muito sinuosos com mau piso e socalcos que é característico nesses  lugares ermos, e que só naqueles jipes sem vidros, era possível viajar para os locais programados, onde éramos sempre muito  bem recebidos com música tocada naqueles instrumentos  tão próprios do Brasil e dessa Região.

Para os mais audazes, não faltavam brincadeiras arriscadas para melhor  gozar aqueles dias de Sol  bem passados, como por exemplo percorrer um riacho de três km numa canoa onde o risco era elevado devido à quantidade de répteis, iguanas e outros bichos que existiam nesse percurso pendurados nas margens cheias de silvas ou submersos pela água barrenta, mas nada que metesse medo.

Nesse dia, almoçámos numa montanha muito alta! Mas era um lugar  paradisíaco,onde passava lá em baixo um grande rio, cuja outra margem  nem se via! Pediram voluntários para fazer a travessia em rapel para a outro lado  e vice-versa. Lá  fui eu para mais uma aventura que achei muito agradável, apesar do risco, pois o sítio era  defacto muito alto, sobretudo quando se  subia para a plataforma de madeira onde estava preso o cabo de aço, mas eu gostei de  fazer isso, pois adoro as alturas.

No Hotel Resort  Breezes também se faziam algumas brincadeiras, sem risco algum, como por exemplo: a Caça ao Tesouro, utilizando-se a piscina  para recolher limões espalhados aleatoriamente. Actividades em sítio próprio para tiro com arco e flecha. Também se formou grupos para por à prova de quem era mais rápido a fazer a caipirinha e a bebê-la.

Na parte cultural, recordo a casa em degradação do Grande Homem Português: Duque D`Avila , a visita em S. Salvador à Instituição Jorge Amado, a visita à Igreja S. Francisco com uma arte sacra invulgar. Também no aspecto cultural recordo a tradição das Bahianas   que  à noite junto ao restaurante Dádá e em plena areia  da praia, dançávamos  descalços e depois deitavam-se  ao mar as lindas rosas , que elas nos tinham oferecido , fazendo os dançarinos  e as Bahianas um pedido que entendessem apropriado a  Yamanjá a Deusa do Mar! Vestidos todos de branco e com um colar azul ou encarnado para completar o enfeite.

No regresso, não poderei deixar de realçar a gastronomia no extraordinário Restaurante Boi Preto em S. Salvador, onde fazem um rodízio inigualável e com um atendimento muito bom . Foi o último bom  almoço no Brasil, pois de seguida encaminhámo-nos para o Aeroporto a fim de regressar a Portugal. Foi  sem dúvida um passeio muito agradável, onde  tudo correu pelo melhor.

Tenciono lá voltar com a minha família para também ela desfrutar desses tão agradáveis momentos de rara beleza e inesquecíveis.