Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Sábado, 1 de Março de 2008
Premiar o mérito a quem o tem

Como em todas as actividades deve-se premiar o mérito, sob pena das pessoas mudarem de empresa ou de profissão!

Nalgumas empresas deste País procede-se exactamente ao contrário, ou seja, não se tem em linha de conta o mérito e antiguidade profissional de alguns trabalhadores, o que além de  ser injusto, pode também ser prejudicial para a empresa onde trabalha, porque ao sentir-se  injustiçado poderá apresentar a sua demissão, quando menos se espera!

A  Administração duma empresa deverá estar sempre atenta ao desempenho dos seus funcionários, verificando quem tem valor para lá estar,  premiando os melhores. Pois todos sabemos que alguns apenas pretendem emprego e não trabalho!

Eu ainda não compreendi bem porque será que algumas empresas que eu conheço não aplicam esta regra - Não premiando os melhores - Embora  eu tenha algumas ideias sobre o assunto -  Então é assim: - Aquele que apenas vê o trabalho como uma missão a cumprir  com profissionalismo, lealdade e com o amor à camisola , está tudo bem -  Porque a empresa sabe  por experiência  própria, que esse trabalhador não se despede apesar de se sentir prejudicado em relação a outros que produzindo menos, ganham mais! Na matemática  chama-se a isto grandezas inversamente proporcionais!

Algumas não premeiam o mérito e pensam que apenas  com umas bonitas palavras e umas palmadinhas nas costas, o assunto já fica resolvido. Nada de mais errado!

É Hora das empresas, no seu próprio interesse praticarem mais a justiça social, pois o empregado mais tarde ou mais cedo deixa de ter paciência por causa de não ser premiado o seu mérito profissional, e depois pode tomar uma atitude irreverssível , abandonando pura e simplesmente a empresa onde trabalha.

Portugal é dos Países mais atrasados da Europa, não porque os trabalhadores sejam piores  do que os seus congéneres europeus, mas talvez devido ao que acabo de dizer, cuja  forma passiva  das Administrações,  não vêem ou fingem que não querem  ver.  Depois são os  habituais queixumes - Isto está mau - Como devemos proceder?  Tendo dificuldade em dar a volta ao resultado, tão necessário para o progresso da empresa  e do nosso País. Afinal já estamos na CEE há  vários anos!

Haja mais cuidado na gestão, nunca perder  de vista o mérito de alguns  Profissionais que apenas  são reconhecidos por palavras e nada mais. Mas  isso não chega!  Sabe a Pouco!

Vejamos os nossos Parceiros  Europeus que premeiam os trabalhadores, pela assiduidade, pela produtividade e pela antiguidade, obtendo resultados mais positivos. 

Temos de deixar de ser os "coitadinhos" da Europa!  E já que na CEE estamos integrados, devemos fazer pelo menos o mesmo que eles. Afinal, estão à nossa frente no progresso.  

E Nós somos um País com Oito Séculos de História!

 

 

 

 



publicado por umbreveolhar às 13:07
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


O meu blog e o mundo à distância de um clique

Ninguém dispensa a visita a umbreveolhar...


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

PORTUGAL
subscrever feeds
links
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...