Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Sábado, 29 de Março de 2008
Paz e harmonia sempre - violência nunca!
Recordo os bons tempos e o quanto para mim eram importantes os telejornais, a par doutra informação da comunicação social, como rádio, jornais diários, semanários e outros meios informativos.
Que saudades tenho desses tempos não muito longínquos, em que as notícias  do mundo, continham  menos violência .... E não  se tratava de sonegar a informação  da actualidade,  por causa da censura - o chamado lápis azul.
Mesmo depois do 25 de Abril , o problema da censura nem se colocava e a comunicação social continuava com o seu dever de informar, e o público com o direito de ser informado. Dava gosto assistir aos telejornais para ficar ao corrente das notícias do mundo, predominando sempre a informação geral, cultural, desportiva e outras do interesse do público.
Actualmente, os telejornais dão muita ênfase às desgraças e violência, ficando o telespectador  surpreendido  por esse motivo. Para ser coerente com o que atrás referi, a informação deve noticiar com ou sem imagens o que se passa  na realidade. A minha discordância apenas consiste em ver tantas repetições das mesmas  notícias de carácter violento. Também existem assuntos positivos  que nem sempre se realçam nos telejornais!
Noticiar desgraças: como a guerra propriamente dita que infelizmente existe em várias partes do Mundo, já vamos estando habituados. Mas os casos isolados de violência, designadamente no nosso País, mostrando o mau comportamento de alguns alunos nas salas de aulas das escolas  com um desrespeito inqualificável para os Professores que os ensinaram a ler e escrever... Devem estes casos serem noticiados para que se saiba como vai a violência em geral, mas não é necessário passar as imagens tantas vezes!
A Liberdade não é isso, é outra coisa muito diferente. Eu sei o que é a Liberdade!  À vezes penso o que seria desses alunos mal comportados ,se acaso fossem nascidos e  por consequência estudassem  antes do 25 de Abril de 1974.
Também há outro tipo de violência - a verbal - que determinado tipo de pessoas, usam com leviandade que também é condenável e reprovável em absoluto.
São normalmente pessoas que julgando serem os arautos da razão, tornam-se agressivas mas convictas das suas ideias, o que também não deixa de ser uma guerra. Mas o problema é só dessas pessoas com tais atitudes!
É por isso que eu sou a favor da PAZ e não da guerra, quer se trate de violência física ou verbal.Também tenho educação "qb" para compreender isso e muito mais.Orgulho-me de ter muitos amigos, qué é um bem de que nem todas as pessoas desfrutam, devido talvez à sua intolerância e mau feitio.
Eu fui Militar durante 3 anos, antes e depois do 25 de Abril de 1974. Andava sempre armado conforme os regulamentos e apesar de termos uma acção psicológica muito forte que nos era incutida, evitei sempre utilizar a força de que dispunha, mas sim pelo contrário pacificar. Por isso muito estranho e repudío os pequenos " valentões" que agora andam na ribalta, pelas piores razões, e que urge pôr termo às suas  maléficas e ordinárias atitudes!
Fiz muito treino de preparação e acção militar, disparei milhares de tiros com quase todo o tipo de armamento do Exército, como: Armas G3, metralhadoras e pistolas de guerra. Aprendi o seu correcto municiamento para  as utilizar convenientemente, e depois ensinar outros colegas, que tal como eu, apenas  cumpriam o Serviço Militar Obrigatório para defesa da Pátria. Lembro que nessa altura estavamos em guerra com as nossas antigas Colónias de África.
É preciso darmos as mãos, na tolerância, na compreensão e amizade  para construirmos um mundo melhor para todos - O QUE ESTÁ EM CAUSA É A REALIDADE E NÃO AQUILO QUE SE PODE PENSAR ÁCERCA DELA.
Há uma tendência de algumas pessoas, para dizer: NÃO SEREI EU QUE PÕE O MUNDO EM ORDEM!
Mas se forem muitas as pessoas com outro pensamento, como é o meu caso,  é possível que no futuro se mude mesmo esta velha frase.!
Viva a paz!


publicado por umbreveolhar às 15:49
link do post | comentar | favorito
|  O que é?

1 comentário:
De C. Cerqueira a 5 de Abril de 2008 às 23:21
Admiro muito este post. Os valores referidos são aqueles que também aprecio.
Sou a favor da Paz - Gosto da figura - um torso humano com uma linda pomba branca.
Sou também contra a vilolência, quer seja nas escolas ou noutras circunstâncias quaisquer.

C. Cerqueira


Comentar post

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


O meu blog e o mundo à distância de um clique

Ninguém dispensa a visita a umbreveolhar...


MusicPlaylist
MySpace Playlist at MixPod.com

PORTUGAL
subscrever feeds
links
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...