Welcome to Blog umbreveolhar

O meu objectivo, é escrever breves textos, sobre os assuntos que eu considere de interesse nos mais diversos âmbitos, e que prendam a atenção do seu olhar!
Sábado, 17 de Maio de 2008
A comerciante preocupada! Quais são os pitos e as pitas!

Há dias entrei no estabelecimento comercial  de retalho  de produtos mistos, e verifiquei que no balcão só estava o proprietário e meu amigo, Sr. Gilberto, o qual me disse de imediato que estava sozinho, porque o seu genro e esposa estavam doentes e acamados. A  sua nora há bastante tempo que tinha ído buscar os pitos, e ainda não tinha chegado!

O meu amigo é uma pessoa muito simpática e além de ser um comerciante abastado, com diversas propriedades agrícolas, é muito estimado  pelas pessoas daquela freguesia paradisíaca  de  Ponte do Lima. Verifiquei que a clientela tinha-se deslocado lá em "peso", o que motivou uma observação minha, dizendo ao Sr. Gilberto - A minha visita deu-lhe sorte, o estabelecimento está a abarrotar de clientes - respondeu-me que as muitas Senhoras que lá estavam, esperavam pela nora e consequentemente pelos pitos que ela fora buscar - Ah, respondi eu  algo intrigado.

Eu quase não tinha sítio para conversar com o meu amigo, e sempre  que me deslocava para um espaço vazio, dava com a cabeça em qualquer coisa que estava pendurado no tecto: ou num cacifre de pesca, num bacalhau,  num conjunto de botas ou sapatos, o que calhasse! Porque o material para venda é tanto, que por muito que seja o espaço, está tudo repleto até ao tecto!

De repente apercebemo-nos  do ruído duma viatura, e aquelas senhoras da Aldeia foram logo ver quem era, e aperceberam-se que era a nora do comerciante, trazendo os pitos e pitas que há tanto tempo esperavam. Ficaram todas contentes com a cara de riso de satisfação.

Já dentro do estabelecimento a nora do comerciante, que estava com ar cansado, pois também é muito franzina, denotava também algum agastamento, sinal que nem tudo correu pelo melhor. No entanto começou logo a interrogar as clientes de quantos pitos pretendia cada uma, sempre mais de cinquenta!

É então que se gera grande confusão, porque umas só queriam pitos e outras pretendiam também pitas. Exclamou logo a Nora! - Eu sei lá quais são os pitos e as pitas! - Como têm conhecimento é o meu Bruno (marido) que trata  disto  e eu apenas fui buscá-los porque ele está doente com gripe como sabem.

Eu fingia que não me estava a aperceber de nada, pois também o assunto não era comigo, mas ao ouvir bastante alvoroço daquelas clientes de cara corada devido ao calor e não só, prestei alguma atenção, mas discretamente.

Dizia a nora : - eu não sei quais são os pitos e as pitas. São muitos os caixotes que trago e não têm lá escrito qualquer indicação se são machos ou fêmeas! Mas não convenceu as clientes com essas palavras, porque desejavam  levar para criação pitos e pitas.

Disse uma cliente com aspecto de mais "reguila"  -  é  fácil as pitas são as que se agacham e os pitos são os que se põem por cima!  A comerciante algo irritada disse:  -Agora que eles vêm cansados do calor é que estão para isso! Outra cliente mais tímida disse: - também há uma forma de distinguir os pitos das pitas. - Os pitos possuem um pequeno " coisa" e por aí também se conhece. Diz a comerciante agora é que vamos estar a ver isso!

Eu acabei por dizer uma frase -  Os pitos podiam ser pintados numa  cor à escolha, e assim  estava o assunto resolvido. Fez-se silêncio que não sei se era de aprovação ou não. Insisti, fazendo-me de "alonso"  -  é verdade mas os pitos não têm, crista? - responderam quase em coro - Só têm crista quando forem maiores. Ah! pois não me lembrava disso!

Finalmente chegou-se a uma conclusão. Disse a  vendedora:  - vocês levam a quantidade que desejarem e se a encomenda não estiver conforme, faz-se a troca das aves entre vocês, ao que aderiram à proposta e finalmente as pessoas levaram as encomendas, com a garantia de poderem trocar pitos por pitas, ou vice-versa.

E assim terminou aquilo que eu presenciei, tendo achado muita piada ao regionalismo " pitos e pitas, em vez de pintos ou pintainhos!  Quando me lembro disso, como agora apetece-me sempre rir!

 

 

 



publicado por umbreveolhar às 16:35
link do post | comentar | favorito

49 comentários:
De Café com Natas a 17 de Maio de 2008 às 19:06
"Agora que eles vêm cansados do calor é que estão para isso!" Está demais...
Adorei a foto, são mesmo bichinhos ternurentos.
Prefiro vê-los aqui do que no prato...
Beijinho


De umbreveolhar a 17 de Maio de 2008 às 19:49
Registo sempre com muito agrado as suas palavras de apreço.

Cumprimentos e até breve
Carlos Alberto Borges


De Pobre(o)Tanas a 17 de Maio de 2008 às 21:52
O mais giro é ouvi-los a piar e a bicar para partir a casca ainda dentro do ovo...Giros giros!Gosto mt de pintinhos...E galitos no prato tambem!Perninhas com natas e cogumelos!

Obrigada pelo comentario:) Resolvi visitar e saber como esta do trambolhao...Beijocas


De umbreveolhar a 17 de Maio de 2008 às 22:29
Obrigado minha amiga pelo comentário e também pelo habitual sentido de humor!
Quanto ao trambolhão, já estou preparado para outro " salvo seja" Obrigado pelo cuidado, mas estou a recuperar bem.

Cumprimentos e até breve,
Carlos Alberto Borges


De MIGUXA a 18 de Maio de 2008 às 02:46
O Texto revela a singeleza das nossas gentes e o quão agradável é sentirmo-nos em casa, ainda que em casa alheia..

Os pitinhos são uma delícia

Xi-kor
Margarida


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 03:05
Sem dúvida estamos em total sintonia com os pintainhos que são muito bonitos.
Gostei das sua palavras simpáticas e obrigado por me ter adicionado como amigo.

Cumprimentos e volte sempre,
Carlos Alberto Borges


De dreedlino a 18 de Maio de 2008 às 10:04
A eterna confusão... nada melhor para começar um Domingo que ler o teu texto e rir .Gostei da forma como desenvolves o mesmo ,os pormenores está muito bem escrito parabéns. Um abraço do Rui


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 12:29
Olá Rui,
Muito obrigado pelas suas palavras, dss quais gostei muito.

Cumpriimentos e volte sempre,
Carlos Alberto Borges,


De mariadosol a 18 de Maio de 2008 às 11:40
Ora bem. pitos e pitas têm aqui imensa cabidela! rsrsr
Na aldeia onde cresci também se dizia simplesmente pitos e pitas... Ora bem!
Como sempre bem humorado! E a fazer-me rir...
:)


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 14:00
Muito obrigado pelas suas palavras, que também reflectem o seu bom humor ao fazer esse "trocadilho". Gosto dos seus comentários.

Cumprimentos e volte sempre,
Carlos Alberto Borges


De aspalavrasnuncatedirei a 18 de Maio de 2008 às 11:58
Olá Carlos
Sou professora de português e sei bem o quanto a língua portuguesa é traiçoeira.
Bom Domingo.


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 14:10
Quero agradecer o seu comentário, o qual muito apreciei.
Pela elevada qualidade dos textos do blog que visito regularmente, já tinha depreendido que era uma pessoa culta. Sendo professora de português confirma o bom tratamento que dá à nossa língua Pátria e tem toda razão quando diz que ela é muito traiçoeira!

Um bom Domingo e volte sempre,
Carlos Alberto Borges


De aspalavrasnuncatedirei a 18 de Maio de 2008 às 14:28
Olá Carlos, que tal tratarmo-nos por tu, não gosto deste tipo de formalidades e na blogosfera não se justifica.
Não é necessário ser professora de português para escrever apenas é necessário que sejamos sensíveis, e essa sensibilidade também existe no que escreves.
Beijinhos.


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 21:19
Aceito a proposta para nos tratarmos por tu, agradecendo mais uma vez as palavras elogiosas ao meu texto.
Ser professora de português e acrescentando a isso a grande apetência para a escrita é ainda melhor!
Eu de facto escrevo aquilo a que sou sensível e da forma que sei. Obrigado e gostei dessa tua oportuna observação.

Cumprimentos e até breve,
Carlos Alberto Borges


De estrelaquebrilha a 18 de Maio de 2008 às 14:29
Adorei o teu texto, pois tem muito sentido de humor, coisa que aprecio, como já deves ter percebido. Realmente a língua é uma coisa mt traiçoeira:).
bj e bom domingo


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 20:56
Muito obrigado pelo teu comentário que é sempre bem vindo. Tem que se ter sentido de humor para animar os blogs. Fico contente por teres gostado.

Cumprimentos e volta sempre,
Carlos Alberto Borges


De Maria João Brito de Sousa a 18 de Maio de 2008 às 16:00
Vejo que recuperou muito bem do trambolhão.
Cuidado com a cabeça nos bacalhaus e nos presuntos! É preferível levar uns pitos e umas pitas que são ´lindíssimos e macios.
Um abraço!:))


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 21:08
Muito obrigado pelas suas palavras sempre agradáveis. Quanto ao trambolhão estou a recuperar bem e quase pronto para outro "salvo seja" !
De facto alguns estabelecimentos das aldeias não se modernizam e para se poder andar dentro deles só de capacete!

Cumprimentos e volte sempre,
Carlos Alberto Borges


De conchinha a 18 de Maio de 2008 às 16:37
A confusão qu se gerou... Se eu estivesse presente, acho que não era discreta e ria-me... É um bom texto, gostei!


De umbreveolhar a 18 de Maio de 2008 às 21:00
Agradeço as palavras e fico contente por ter gostado. Sem dúvida que foi muito engraçado o que se passou. É bom quando se presencia estas situações que dão para rir!

Cumprimentos e até breve,
Carlos Alberto Borges


Comentar post

Carlos Alberto Borges
Julho 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


subscrever feeds
links
posts recentes

RECOMEÇA

QUADRA NATALICIA 2013

CHEGOU O OUTONO

CHEGOU A PRIMAVERA

Amar!

Meu Blog umbreveolhar e F...

Mar Português

Um Novo Ano com Paz!

Um BOM ANO de 2011

Natal 2010

pesquisar
 
arquivos
mais comentados
65 comentários
57 comentários
54 comentários
50 comentários
49 comentários
tags

todas as tags

favoritos

Atraiçoada eleita!

curto circuito

MUNDO

Explicação da Poesia

Mar azul - Cesária Évora ...